Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CRENDÍCES EVANGÉLICAS: DAVI ERA REALMENTE PEQUENO E FRACO??



Grande parte das mensagens sobre o duelo entre Davi e Golias apresentam a Davi como um adolescente franzino, fraco ,que era muito pequeno para utilizar armaduras. Mas será que essa caracterização corresponde à realidade? A análise bíblica mostrará que essa imagem de Davi é totalmente equivocada.

"Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte (giboowr) e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele." (I Samuel 16:18)

Gibbowr(hebraico) significa: forte, poderoso, guerreiro, campeão. Essa passagem mostra que Davi já tinha uma ótima compleição física, um condicionamento físico notável.

"Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade." (I Samuel 17:33)

Quando Davi apresentou-se a Saul para lutar, este tentou dissuadi-lo utilizando como argumento o fato de que ele não tinha experiência na guerra, ao passo que Golias já tinha um cartel enorme de batalhas. Não vemos, em momento algum, Saul fazer referência ao porte físico de Davi.

"Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu." (I Samuel 17:34-37)

Será que um adolescente fraco é capaz de matar um urso? Ou pegar um leão pela barba e o ferir? Deus livrou a Davi da morte nesses enfrentamentos utilizando as potencialidades físicas que ele já tinha.

"Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei." (ISamuel 17:38-39)

Não é dito no texto que armadura era grande demais ou pesada demais para Davi. Simplesmente Davi não estava acostumado a utilizá-la ("nunca o usei"); o caso era de mera falta de adaptação. Lembremos dos soldados na Segunda Guerra Mundial. Eles praticamente sumiam debaixo de tantos equipamentos amarrados ao corpo. Mesmo um lutador de "vale-tudo" não iria conseguir utilizá-los sem treinamento e instruções prévias.

"Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência." (I Samuel 17:42)

Por que Golias desprezou a Davi? Foi por causa de um porte físico insignificante? Claro que não. Davi foi desprezado porque era ruivo e de boa aparência. Resumindo: Davi tinha cara de "playbozinho", de "nerd", de galã de novela, não se parecia com um guerreiro; por isso foi desprezado.

Depois dessas explicações eu peço a todos os pregadores: Pelo amor de Deus, não preguem mais que Davi era um molequote.

Fonte: Cristiano Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo Leitor, deixe suas opiniões e seus comentários, seja livre para se expressar.